prayer, dead sunday, church-7455656.jpg

O CLAMOR PELA INTERVENÇÃO DO SENHOR

“Já é tempo, Senhor, para intervires, pois a tua lei está sendo violada” (Sl 119.126).

            Nos dias de Davi a lei de Deus estava sendo violada. A sociedade estava corrompida moral e espiritualmente. O relacionamento com Deus e com os homens estava deteriorado. Ainda hoje a lei de Deus continua sendo violada, como veremos a seguir:

            Em primeiro lugar, os homens têm se prostrado diante de outros deuses (Êx 20.3). O Deus da redenção (Êx 20.1,2) não tolera que outros deuses sejam colocados diante dele. Só o Senhor é digno de adoração, pois só ele é Deus. Adorar outros deuses é trocar a fonte das águas vivas, por uma cisterna rachada que não retém as águas.

            Em segundo lugar, os homens têm feito e se prostrado diante de imagens de escultura (Êx 20.4-6). Deus proíbe em sua Palavra tanto o fazer imagens de escultura como adorar essas imagens. Idolatria é um pecado que ofende a Deus e provoca a sua ira, pois perverte o sentido da verdadeira adoração. Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

            Em terceiro lugar, os homens têm tomado o nome do Senhor Deus em vão (Êx 20.7). Muitos programas humorísticos e piadas jocosas usam o nome de Deus em vão, escarnecendo de sua santidade. Conversas indecorosas e xingamentos ofensivos usam o nome de Deus em vão e blasfemam daquele que é superlativamente santo.

            Em quarto lugar, os homens têm deixado de guardar o dia do Senhor (Êx 20.8-11). O sábado foi separado por Deus como o dia de descanso. O mesmo Deus que instituiu o trabalho, também estabeleceu o descanso. O descanso tem o propósito de nos levar ao reconhecimento de que tudo vem de Deus e devemos encontrar nosso maior deleite nele. O sábado apontava para o pleno descanso que temos em Cristo. Hoje observamos o Dia do Senhor, o dia de sua gloriosa vitória sobre a morte.

            Em quinto lugar, os homens têm desonrado pai e mãe (Êx 20.12). A desobediência aos pais é um sinal da decadência da sociedade. Honrar pai e mãe é uma atitude esperada em todas as culturas, em todos os tempos. Desonrar pai e mãe, rejeitando sua autoridade, é o mesmo que rejeitar a própria autoridade de Deus. Insurgir-se contra os pais é atentar contra a própria autoridade de Deus delegada a eles.

            Em sexto lugar, os homens têm atentado contra o próximo para tirar-lhe a vida (Êx 20.13). Não temos o direito de tirar a vida do próximo, pois só Deus pode dar a vida e tirá-la. A vida tem sido banalizada. Nossas cidades têm se transformado em campos de sangue. Homens perversos tiram a vida do próximo por razões fúteis. A terra tem sido encharcada de sangue. A violência campeia nos lares, nas ruas, nas cidades. As guerras sangrentas espalham a violência.

            Em sétimo lugar, os homens têm atacado a santidade do casamento (Êx 20.14). Vivemos no meio de uma geração adúltera e perversa que ataca a honra do próximo. A infidelidade conjugal é uma tragédia. Cresce espantosamente o índice de divórcios motivados pelo adultério. A falta de decoro e pudor é uma marca dessa geração rendida ao prazer imediato.

            Em oitavo lugar, os homens têm desrespeitado a propriedade privada (Êx 20.15). Os homens atacam não apenas a vida e a honra do próximo, mas também, seus bens. O furto é uma apropriação indébita. É tomar posse pela força ou furtivamente de algo que não nos pertence. O furto é uma violação do direito de propriedade.

            Em nono lugar, os homens têm conspirado contra o nome do próximo (Êx 20.16). O atentado contra a vida, a honra e os bens, agora, ganham um novo contorno, ou seja, o atentado contra o nome do próximo. O maior patrimônio que um indivíduo tem é o seu nome. Falso testemunho é desconstruir o bom nome de uma pessoa, com falsas acusações.

            Em décimo lugar, os homens têm cobiçado o que não lhes pertence (Êx 20.17). Os nove primeiros mandamentos tratam de transgressões objetivas que podem ser vistas e julgadas por qualquer tribunal humano, mas o décimo mandamento enfatiza o pecado da cobiça, que é subjetivo, e somente Deus pode ver e julgar. Porque a lei de Deus tem sido violada, precisamos, à semelhança do salmista, clamar por uma intervenção divina!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima