O apóstolo Paulo, na sua segunda viagem missionária queria entrar na Ásia, porém, foi conduzido pelo Espírito Santo, a direcionar sua viagem para o ocidente. Então, entrou em Filipos e depois chegou em TESSALÔNICA, a capital da província da Macedônia. Esta cidade sempre teve grande relevância histórica. Aqui começa o império grego. Felipe foi rei da Macedônia. Seu Filho, Alexandre, o Grande, era da Macedônia. A cidade recebeu este nome de TESSALÔNICA, irmã de Alexandre. A cidade, banhada pelo mar Egeu, era também, cortada pela via Egnácia. Quando Paulo esteve na cidade por três semanas, período em que plantou a igreja, TESSALÔNICA tinha mais de duzentos mil habitantes. Hoje a cidade tem um milhão e quinhentos mil habitantes, ocupando o segundo lugar no ranking das maiores cidades da Grécia, só superada por Atenas, a capital.
A igreja que Paulo plantou em TESSALÔNICA tornou-se modelo para as demais igrejas. Demonstrou uma fé operosa, um amor acendrado e uma viva esperança. O evangelho chegou na cidade com demonstração de poder. Paulo não pregou apenas aos ouvidos, mas, também aos olhos. Para a igreja de TESSALÔNICA, da cidade de Corinto, capital da Acaia, Paulo escreveu duas epístolas, nas quais destaca com primazia, a gloriosa doutrina da segunda vinda de Cristo.
A localização de TESSALÔNICA é assaz estratégica. O fato de ser banhada pelo mar Egeu e também cortada por uma das mais importantes estradas do mundo, que conectava o ocidente com o oriente, o evangelho não apenas floresceu nesta cidade, mas daqui, espalhou-se para outros horizontes do vasto império romano.
A estada do apóstolo Paulo nesta promissora cidade foi marcada por grande sofrimento. Mesmo tendo uma acolhida tão entusiástica dos gentios, os judeus suscitaram o povo contra Paulo, dizendo que ele pregava uma mensagem de rebeldia a César. O resultado foi que o veterano apóstolo precisou fugir para Bereia, onde também plantou uma igreja zelosa das Escrituras. O sofrimento, porém, jamais abalou a igreja. A igreja de TESSALÔNICA floresceu apesar da oposição. Quase dois mil anos depois, estando aqui em TESSALÔNICA, pude verificar que a chegada do evangelho nesta terra, pela instrumentalidade de Paulo, é contada com entusiasmo e, talvez, a principal razão pela qual os turistas do mundo inteiro visitam essa bela e encantadora cidade.
Rendo graças a Deus pelo privilégio de, depois de pregar quatro décadas acerca da igreja de TESSALÔNICA, visitar hoje, pela primeira vez, esta região da Macedônia, na Grécia. Minha mente me leva de volta ao passado, quando o grande bandeirante do Cristianismo aqui chegou, depois de ter sido preso e açoitado em Filipos. Aqui passou apenas três finais de semana, tempo suficiente para deixar as marcas do seu ministério frutífero, plantando uma igreja que se tornou modelo para as demais igrejas. Em tudo isso, podemos ver, com clareza diáfana, o poder do Evangelho para salvar os pecadores. Tributo ao Senhor minha gratidão por essa marcante experiência!
Rev. Hernandes Dias Lopes