pexels-photo-3229848-3229848.jpg

POR QUE EU CREIO NA BÍBLIA?

            A Bíblia é o livro dos livros.  A Bíblia é inspirada por Deus, inerrante em seu conteúdo, infalível em suas profecias e eficaz em seus efeitos. É o livro mais publicado e o mais largamente distribuído do mundo. Escrito por mais de quarenta escritores, de tempos diferentes, culturas diferentes, em línguas diferentes e, mesmo assim, possui plena harmonia. O Novo Testamento está latente no Antigo Testamento e o Antigo Testamento está patente no Novo Testamento. A revelação de Deus foi progressiva até Jesus, mas não a partir de Jesus. Sendo assim, o cânon está completo e as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento são a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática, digna de inteira aceitação. Permanece a pergunta: Por que eu creio na Bíblia?

            Em primeiro lugar, por causa da sua unidade na diversidade. A Bíblia, composta de sessenta e seis livros, foi escrita num período de mil e quinhentos anos. Escrita em línguas diferentes, por diferentes remetentes, para diferentes destinatários, desfruta de plena harmonia em seus preceitos e em seus propósitos. Não há contradição na Bíblia. Não há conflito entre os autores. Isso porque embora tenhamos vários escritores, há um só autor, o Espírito Santo. Foi ele quem revelou o conteúdo e inspirou os escritores para o registro fiel da Palavra de Deus. Esse fato é inédito na história. A mente por trás das Escrituras é a mente do próprio Deus.

            Em segundo lugar, por causa da acuracidade profética. Há centenas de profecias que se cumpriram, estão se cumprindo e cumprir-se-ão com precisão absoluta. Deus além do tempo. Ele não é surpreendido, porque conhece o futuro no seu eterno agora. Ele está no passado, no presente e no futuro ao mesmo tempo. Para ele, um dia é como mil anos e mil anos é como um dia. Ele não só conhece o amanhã, mas determinou todas as coisas conforme o conselho de sua vontade. As profecias da Bíblia não são previsões vagas, mas vaticínios seguros. O  futuro já está determinado. O que Deus falou,  vai se cumprir. As profecias sobre a primeira vinda de Jesus, por exemplo, se cumpriram rigorosamente. De igual modo, as profecias sobre sua segunda vinda estão se cumprindo cabalmente. Nenhuma das palavras de Deus cai por terra. Promessas de Deus e realidade são a mesma coisa, pois ele vela pela sua palavra em a cumprir. Se essas profecias estivessem apenas no campo da coincidência, seria absurdamente impossível que elas ocorressem com tamanha precisão.

            Em terceiro lugar, por causa do seu eficaz poder transformador. A Bíblia é a Palavra de Deus viva e eficaz. Ela tem vida em si mesma. Ela é poderosa: restaura a alma, ilumina os olhos, alegra o coração e dá sabedoria aos símplices. Quando o homem a lê, é lido por ela. Quando o homem a perscruta, é examinado por ela. Quando o homem nela crê, é transformado por ela. Ela é a divina semente, que pela operação do Espírito Santo, produz no homem o novo nascimento. Ela é o instrumento de santificação e capacitação do povo de Deus. Conhecê-la é conhecer a Deus. Obedecê-la é matricular-se na escola da santidade. Proclamá-la é contemplar o poder transformador do evangelho. A Bíblia é mais preciosa do que o ouro depurado e mais doce do que o mel e o destilar dos favos. Crer na Bíblia não é pisar no terreno gelatinoso das conflitantes opinões humanas; é caminhar sobre o fundamento da verdade. Então, posso dizer com segurança e alegria: Eu creio na Bíblia!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima