oasis, desert, door-2335767.jpg

DESERTO: A ESCOLA SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO

            O deserto não é um acidente de percurso na jornada da vida. O deserto é um campo de treinamento de Deus. O deserto é a escola superior do Espírito Santo, onde Deus treina e equipa os seus líderes mais importantes. O deserto não nos promove, mas nos humilha. Não acende sobre nós as luzes da ribalta, mas apaga as luzes. É Deus quem nos matricula na escola do deserto. Nessa escola Deus nos prova para nos aprovar. O projeto de Deus em nos matricular nessa escola não é nos enfraquecer, mas tonificar as musculaturas da nossa alma. Homens como Moisés, Davi e Elias foram treinados no deserto. O próprio Filho de Deus foi levado ao deserto para triunfar sobre o diabo e dar início ao seu ministério.

            Na escola do deserto aprendemos algumas lições importantes:

            Em primeiro lugar, na escola do deserto Deus nos prova para nos aprovar. Deus nos prova como o ourives prova o ouro. O fogo do cadinho só derrete as escórias, mas o metal nobre fica mais limpo, mais belo e mais precioso. No deserto Deus nos acrisola, nos depura e nos torna mais úteis em suas mãos para fazermos a sua obra. Saímos dessa escola mais fortes, mais maduros e mais preparados para a jornada da vida. Quanto mais intenso o treinamento, mais qualificados ficamos para os grandes desafios da vida.

            Em segundo lugar, na escola do deserto Deus nos humilha para nos levar a um nível mais elevado. Antes de sermos usados por Deus precisamos compreender que nada somos. Moisés aprendeu a ser alguém no Egito, mas aprendeu a ser ninguém no deserto e então, foi levantado por Deus para mostrar que Deus é tudo em todos. O treinamento vem antes do desempenho. Primeiro Deus trabalha em nós para depois trabalhar através de nós. Ele está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que nós fazemos. Vida com Deus precede trabalho para Deus. A maior prioridade de nossa vida não é fazer a obra de Deus, mas conhecer e andar com o Deus da obra. O Deus da obra é mais importante do que a obra de Deus.

            Em terceiro lugar, na escola do deserto Deus nos ensina a depender mais do provedor do que da provisão. Quando Moisés guiou o povo pelo deserto, Deus deu ao povo maná do céu e saciou o povo com a água que brotava da rocha. Quando Elias estava no deserto, Deus lhe enviou garçons voadores para lhe levar pão e carne. Quando Jesus estava no deserto jejuando, depois de vencer as investidas do diabo, os anjos vieram preparar-lhe uma mesa. Quando Deus nos leva para o deserto e a escassez nos mostra sua carranca, precisamos saber que Deus não fica em apuros nem é pego de surpresa. Deus sabe onde estamos, para onde devemos ir e o que devemos fazer. Nossa fonte pode secar, mas os mananciais de Deus continuam jorrando. Nossa despensa pode ficar vazia, mas os celeiros de Deus continuam cheios. Precisamos aprender a depender do provedor mais do que da provisão. É ele quem nos dá a vida, a respiração e tudo o mais. É ele quem nos dá o pão de cada dia. Dele vem o nosso sustento.

            Em quarto lugar, na escola do deserto Deus nos equipa e nos prepara para os grandes desafios na vida. Deus preparou Moisés para ser o libertador do seu povo. Deus preparou Davi para enfrentar o gigante Golias. Deus preparou Elias para desbancar a crendice em Baal em Israel. Deus preparou seu Filho para dar início ao seu ministério e conquistar para nós eterna redenção. Deus prepara a você e a mim para sermos instrumentos em suas mãos para levar o evangelho até aos confins da terra. Há uma grande obra a ser feita e precisamos de homens e mulheres preparados. Você está pronto a ser matriculado na escola do deserto, a escola superior do Espírito Santo?

Rev. Hernandes Dias Lopes

25 comentários em “DESERTO: A ESCOLA SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO”

    1. Kely Cristina Pereira de Carvalho Paes

      Bom Dia
      A paz do Senhor Jesus Pastor que Estudo Edificante DESERTO de Deus ; estou aqui extasiada e Maravilhada. Gostei muito que Deus continue á lhe usar Poderosamente pra Edificar nossas Vidas .

  1. Que lição de Vida para nós.as vezes pensamos que estamos vivendo um deserto, mais Deus sempre está Ali para nós socorre .o deserto não vai nós matar ,vai fazer ficarmos mais forte em Cristo Jesus…
    Parabéns ao grupo luz para o caminho.na direção do pastor hernanis dias Lopes…….

  2. Aceitaria, mas infelizmente não tenho capacidade financeira para custear. Vivo em Angola.

    Admiro muito o Pastor Hernandes Dias é um fiel servo de Deus e desejo que o Senhor continue a estar na presença de Deus e fazer aquilo que é a vontade dele e não a dos Homens. Gostaria ser como o Senhor no ministério de Deus. Bom dia, boa tarde e boa noite!..

  3. Isabel Aparecida de Sousa

    Sou evangélica, filha de Deus e salvadora por Jesus Cristo! Conheci o Rev. Hernandes na pandemia. Sigo sempre no YouTube. Tenho alguns livros dele.
    Ele é um filho de Deus abençoado! Seus livros são ótimos e bem fácil de entender.

    1. Que maravilha!!!! Muito edificante. Inclusive, estou no deserto e aprendendo muito com nosso Deus. Ele é pura fortaleza e o nosso maior provedor. Obg. Pr. Hernandes Dias Lopes, uma benção de Deus. Deus te usou poderosamente pra falar comigo nessa mensagem. Gratidão.

  4. Que benção este texto.
    O deserto nos humilha para um nível elevado, dependemos mais do provedor, benção dias difíceis de lutar. E esse texto veio como um maná, um refrigério em saber que Deus é quem nos leva a essa escola. Glória a Deus

  5. Kelen dos santos de Souza Videira

    DESERTO, LUGAR DE PASSAGEM
    Que homem pode ser auto suficiente para passar pela prova, tentação sem precisar da intervenção divina?
    No deserto aprendemos o quanto somos dependentes da misericórdia de Deus.
    A vida é marcada por conflitos constantes, seja financeiro, emocional, sentimental, material ou espiritual.
    Mesmo aqueles que afirmam ser ateus, algum momento são pressionados pelas circunstâncias a lembrarem que existe um ser superior, Deus.
    O deserto é um lugar onde são travadas as maiores batalhas e o inimigo mais terrível a ser vencido está dentro de nós mesmo. São as feras, os gigantes do nosso orgulho, desejos, sentimentos que podem aprisionar e nos tornar escravos.
    A saída é buscarmos a Deus através da oração.
    Que nossos conceitos, valores, decisões sejam pautados na palavra de Deus.
    Nunca devemos esquecer que tudo cooperam para o bem dos que amam a Deus e existe uma promessa a ser alcançada.

    Como disse Paulo
    “Porque para mim tenho por certo que as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que há de ser revelada”. Rm.8.18.
    …”As coisas que o olho não viu e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”1cor. 2.9

    Que Deus abençoe a você e sua família!

  6. Aleluia.
    Tenho aprendido muito com você.
    Seus escritos são uma benção em minha vida, tenho usado muitas das suas observações em minhas ministrações e tenho indicado para vários colegas de ministério.
    Deus levantou você para ser uma benção na nação Brasileira.
    um forte abraço.

  7. Mesmo que não seja um líder, o deserto é uma escola para o cristão que deve aprender a confiar no provedor e não na provisão. Lição básica que em certos momentos esqueço. Texto muito edificante!

  8. Marli da Conceição Souza

    Tenho aprendido muito com todos os seus ensinamentos, sou grata a Deus por permitir ter as ferramentas na medida do possível para ouvir, ler, pesquisar…que o Espírito Santo continue te dando sabedoria.

  9. Marta Trelha Jacques

    Peço a Deus pela vida e saúde do rev. Hernandes Dias Lopes, pois nos traz a Palavra com muito amor e cuidado… Obrigada Deus por tanto!!

  10. Tudo o que foi dito pelo pastor Hernandes é verdadeiro… Mas ele não disse tudo a respeito do assunto, pois muitas também podem ter suas vidas arruinadas ou destruídas para sempre nos piores momentos de suas vidas!. O crescimento pessoal e melhora de vida, arruinamento ou destruição de uma pessoa numa crise de sofrimento intenso dependerá do quanto ela suportará o sofrimento que esteja passando, de sua interpretação ao que lhe esteja acontecendo, de sua fé e reação. Nem todo sofrimento é benéfico, muito menos instrumento da vida ou de Deus para corrigir, transformar ou fazer alguém evoluir, pois as forças do mal ou outras pessoas também podem causar sofrimentos intencionalmente a alguém. Além disso, a própria pessoa poderia simplesmente está colhendo o que plantou.

  11. Wlicelia Borges de Souza

    Glória a Deus 🙌. Que palavra edificante! O pastor Hernandes Dias Lopes é um presente de Deus na Terra para abençoar vidas com sua sabedoria vinda do trono da graça. Glória a Deus por sua vida pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima