g472f9823fb31327617b502d00ed5624f306216a93e8983c11d4501d33b11cb08aa0d0e0e9e350077953d777a09e01f6e734d08bb22331b4c2ecee88c04435d13_1280-2464899.jpg

AS MARCAS DE UMA IGREJA QUE IMPACTOU O MUNDO

            Lucas, médico e historiador, no segundo volume de sua obra, descreve as marcas de um a igreja que impactou o mundo (At 2.42-47). Um grupo de galileus, reunidos no cenáculo, foram revestidos com o poder do Espírito Santo e encheram Jerusalém com a doutrina de Cristo. Foram ameaçados, perseguidos, presos, mas em vez de recuarem, pregaram com mais audácia o evangelho e a igreja a partir de Jerusalém transtornou o mundo e chegou até Roma, a capital do império. Quais foram as marcas dessa igreja que impactou o mundo?

            Em primeiro lugar, uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Eles permaneceram na doutrina dos apóstolos. É impossível impactar o mundo sem a Palavra. Podemos ter os melhores oradores, a melhor música, as obra sociais mais relevantes, mas sem a Palavra a igreja será apenas um clube religioso ou uma agência social. O que nos distingue é o compromisso com a Palavra, a pregação da Palavra, a exposição da Palavra. A Palavra de Deus é viva, poderosa, tem vida em si mesma. Ela restaura a alma, ilumina os olhos, dá sabedoria aos símplices. Ela é melhor que ouro e mais doce que o mel.

            Em segundo lugar, uma igreja comprometida com a oração. A igreja só impacta o mundo se caminhar na dependência de Deus, se caminhar de joelhos. Sem oração não há poder; sem poder, não há cristianismo. A igreja orava no templo, em casa, nas prisões. Orava nas horas de perseguição. Orava pedido a Deus cura, libertação e salvação. Os líderes oravam. O povo orava. A igreja avançava na força do onipotente. Se quisermos ser uma igreja viva, cheia do Espírito, vigorosa, precisamos orar. Antes de Deus fazer algo que impacta o mundo, primeiro desperta sua igreja para orar. Foi assim no Pentecostes. A igreja perseverou unânime em oração e o Espírito Santo foi derramado (At 1.14; 2.1-4).

            Em terceiro lugar, uma igreja comprometida com adoração. Uma igreja viva tem um culto vivo e um culto vivo tem um povo que se deleita na presença de Deus, exaltando seu nome, entoando de coração hinos e cânticos espirituais ao Senhor. Adoração e não missões é nossa prioridade. Missões só existe porque não há adoração. Um dia estaremos na glória. A obra missionária terminará, mas a adoração permanecerá pelos séculos sem fim. Um igreja viva adora a Deus de todo o coração. A presença manifesta de Deus é a expectativa do povo, a maior aspiração do povo, a alegria indizível do povo de Deus.

            Em quarto lugar, uma igreja comprometida com a comunhão. A igreja tem um relação vertical e horizontal. Ela adora a Deus e ama aos irmãos. Há comunhão no partir do pão. Há singeleza de coração. Há lares abertos. Há corações abertos. Há mãos abertas. Eles tinham tudo em comum. Repartiam os seus bens. A igreja é um corpo. Os membros servem uns aos outros. Barnabé é um clássico exemplo da solidariedade dos crentes. Mesmo sendo pobres, eles enriqueciam a muitos. Menos nada tendo, eles possuíam tudo.

            Em quinto lugar, uma igreja comprometida com a fé no agir sobrenatural de Deus. Havia temor em cada alma. Deus fazia prodígios. Milagres aconteciam na igreja. Eles não eram céticos nem incrédulos. Eles oravam. Eles criam. Eles viam os milagres de Deus. Enfermos eram curados. Possessos eram libertos. Incrédulos eram convertidos. Famílias eram transformadas. As evidências eram robustas. Os inimigos não conseguiam deter os passos da igreja. Quanto mais ameaça, mas fervor. Quanto mais perseguição, mais coragem. Quanto mais sangue derramado, mais a igreja crescia. O sinédrio tampouco os Césares de Roma puderam deter os passos da igreja. É obra santa. Ninguém detém.

            Em sexto lugar, uma igreja comprometida com o crescimento espiritual e numérico. A igreja crescia para o alto, para dentro e também para fora. Todos os dias o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos. O crescimento da igreja é resultado de sua vida com Deus. Uma igreja saudável cresce. Uma igreja que caminha no temor do Senhor avança. É Deus quem faz a obra. É ele quem acrescenta dia a dia os que vão sendo salvos. É Jesus quem edifica a igreja. É o Espírito Santo quem regenera os corações. Se a igreja não cresce é porque há obstáculos que precisam ser removidos.

            A igreja de Jerusalém influenciou a igreja de Antioquia. A igreja de Antioquia influenciou a igreja de Éfeso. A igreja e Éfeso influenciou a Ásia Menor. A igreja em apenas cinco décadas saiu de Jerusalém e impactou Roma e em três séculos impactou o mundo. Hoje a igreja se espalhou por todo o mundo. Somos a igreja do Deus vivo, a noiva do Cordeiro, o povo mais feliz da terra, o povo lavado no sangue do cordeiro, cujo nome está escrito no livro da vida.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima