hands, praying, worship

A ORAÇÃO QUE ESTREMECE O INFERNO, MOVE O CÉU E IMPACTA A TERRA

Tiago, o irmão de Jesus, conhecido como homem de oração, destacou o ministério do profeta Elias, como um ministério de oração (Tg 5:16b-18). Elias falou mais com Deus do que com os homens. Ele se levantou diante dos homens, porque primeiro se prostrou diante de Deus. Elias só prevaleceu na pregação, porque primeiro prevaleceu na oração. Destacaremos algumas lições sobre a vida de oração de Elias.

Em primeiro lugar, um homem que ora movido pelo zelo que tem pelo nome de Deus. Quando Elias orou para que não chovesse em Israel, não estava cometendo uma maldade contra o povo, estava reivindicando a santidade do nome de Deus. A nação estava deixando o Senhor, a fonte de todas as bênçãos, para servir a Baal, o falso deus das chuvas. O engano religioso e a perseguição política movida pela rainha Jezabel, levaram o povo à apostasia. Era necessário desbancar a credibilidade de Baal antes de convocar o povo a voltar-se para o Senhor. Foi o zelo pelo nome de Deus que levou Elias a orar pela manifestação do juízo divino.

Em segundo lugar, um homem que ora para manifestar seu amor aos aflitos. Elias foi enviado por Deus a Sarepta, uma vila de Sidon, o centro nevrálgico do culto a Baal, a terra de Jezabel. Ali, Deus usou uma viúva para sustentá-lo e usou-o para cuidar dessa viúva e seu filho. Não faltou farinha na panela da viúva nem azeite em sua botija até à chegada das chuvas. Mas o filho dessa viúva morreu e Elias entrou numa luta com Deus em favor da ressurreição do menino. Deus ouviu Elias e o menino voltou a viver. Elias é o homem que ora para a manifestação do juízo e também pela demonstração da misericórdia.

Em terceiro lugar, um homem que ora para que os deuses falsos sejam desmascarados. Deus ordenou a Elias a voltar para Israel e manifestar-se a Acabe. O profeta retorna e confronta o rei Acabe, o povo indeciso e os profetas de Baal. Desafiou os profetas de Baal a provarem a realidade de Baal. Foi uma espécie de batalha dos deuses. O deus que respondesse por fogo, no Carmelo, esse seria Deus. Elias está só de um lado e do outro lado quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. A pugna religiosa atraiu o povo, que aguardou o desfecho do embate. Baal não respondeu aos seus profetas que clamaram. Elias zombou deles. Então, o profeta de Deus clamou ao Deus de aliança, e o Senhor respondeu com fogo e a nação toda, prostrada, clamou: “Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus”.

Em quarto lugar, um homem que ora para que o seu povo seja perdoado antes de ser restaurado. Quando Elias restaurou o altar do Senhor que estava em ruínas, colocando sobre ele o holocausto, clamou por fogo. Com isto estava dizendo que antes da bênção das chuvas chegar, era precisa passar pelo altar do sacrifício. Sem expiação não há perdão. Sem sacrifício pelo pecado, não se chega à presença de Deus. O fogo precede à água. O perdão precede à restauração.

Em quinto lugar, um homem que ora para que seu povo seja salvo. A oração de Elias, no Carmelo, era para que o povo de Israel se voltasse para o Senhor. “Responde-me, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles” (1Rs 18:37). O propósito de Elias era “evangelístico”. Ele anseia, ardentemente, pela conversão do seu povo. Elias ora e prega; prega e ora. Sua oração é por salvação. Seu anelo é ver a nação se voltando para o Senhor.

Em sexto lugar, um homem que ora sem esmorecer até ver um sinal do favor de Deus. Depois da retumbante vitória contra os profetas de Baal, Elias sobe para o cume do Carmelo, e ali, longe dos holofotes, prostra-se com o rosto em terra para clamar ao Senhor pelas chuvas restauradores. Ele ora perseverante e incansavelmente até ver um sinal do favor de Deus. Mesmo não vendo a chuva com os olhos físicos, ouvia, pela fé, o ruído dela. Para o homem que crê uma pequena nuvem é o prenúncio das grandes torrentes restauradoras.

Em sétimo lugar, um homem que ora pela restauração da sua nação. Tendo provado a inocuidade de Baal e mostrado as graves consequências do pecado, agora Elias clama ao Senhor pela chegada das chuvas benfazejas. O Senhor disciplina e restaura. Faz a ferida e a cura. Repreende e perdoa. Fecha as janelas dos céus e também as abre para derramar sobre o seu povo bençãos sem medida.

Rev. Hernandes Dias Lopes

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