mountains, sun, clouds-190055.jpg

A ESPERANÇA QUE NÃO SE DESESPERA

“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações…” (Rm 4.18).

            Abraão, o pai da fé, foi também, o homem da esperança. Ele saiu de Harã, norte da Mesopotâmia aos setenta e cinco anos de idade, para uma terra desconhecida, com a promessa de que seria o pai de grandes nações. Já eram passados vinte e quatro anos e a promessa ainda não tinha se cumprido. Deus, então aparece a Abraão, no topo de seus noventa e nove anos, garantindo-lhe que a promessa não ficara caduca e que Sara, sua mulher, a despeito da idade avançada e ainda de ser estéril, conceberia e Isaque, o filho da promessa, nasceria, trazendo renovada esperança, não somente ao casal, mas às nações.

            Abraão creu contra a esperança para vir a ser pai de muitas nações. Isaque, o filho da promessa, nasceu quando Abraão tinha cem anos de idade. Seu corpo já estava amortecido. Sua mulher já não tinha mais condições biológicas para a maternidade. O impossível dos homens, entretanto, tornou-se possível para Deus. O milagre aconteceu e  Isaque nasceu. Dele veio Jacó e de Jacó vieram as doze tribos de Israel e da tribo de Judá veio o Messias, o Salvador do mundo.

            Há momentos na vida que nos sentimos desassistidos de esperança. Nosso vigor se esvai, nossas forças falecem, nosso corpo sucumbe à fraqueza. Porém, mesmo quando somos reduzidos às gritantes impossibilidades humanas, Deus é poderoso para entrar em cena e mudar o cenário, convertendo fraqueza em vigor, esterilidade em fertilidade, desespero em esperança. Foi assim com Abraão, pode ser assim com você. Os recursos humanos são limitados e exauríveis. O corpo humano é frágil e pode tombar pela força da enfermidade. Os sonhos, por mais otimistas, podem se chocar com a realidade e virarem pesadelo. Os projetos mais dourados podem se cobertos de cinza. Contudo, quando Deus se levanta para agir, nossas limitações cessam, nossas impossibilidades intransponíveis acabam. De um corpo amortecido, pode ser gerado um filho, de uma mãe idosa e estéril pode nascer um bebê.

            Há quanto tempo você espera o cumprimento de uma promessa de Deus? Há quanto tempo você tem orado por uma causa? Talvez até aqui as circunstâncias têm conspirado contra seus sonhos. Talvez seus sentimentos já foram subjugados pela dura realidade. Talvez o tempo tem amontoado a poeira do desânimo em seu coração. Encorajo você a se erguer, a levantar os seus olhos e olhar para o céu bordejado de estrelas. Acima e além deste vasto espaço sideral está o seu Deus, que jamais esqueceu-se de sua aliança, que jamais desamparou aqueles que nele esperam. Não duvide, creia. Não se espere, creia ainda que contra a esperança. Deus é poderoso para reverter a situação e colocar um lindo sorriso em seus lábios. O mundo saberá que Deus é fiel e cumpre suas promessas. Você será um atalaia da esperança neste mundo rendido ao desespero. Sua vida será um troféu da graça de Deus e seu testemunho ressoará do pico dos montes aos ouvidos da história. Espere, não se desespere. Creia e você verá a glória de Deus.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima