UM CONVITE À CONVERSÃO

“Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perderes o se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel” (Ez 33.11).

Conversão ou condenação é um fato tão real como vida ou morte. Sem conversão não há salvação. Sem novo nascimento ninguém pode ver o reino de Deus. O texto em tela destaca a necessidade urgente de conversão. Destacaremos quatro pontos importantes:

Em primeiro lugar, Deus é a favor de sua conversão. O texto é claro em dizer que Deus não tem prazer na morte do perverso. Ao contrário, ordena-o a converter-se. Deus providencia os meios para que o perverso ouça a voz do evangelho. Preserva-lhe a vida e dá-lhe a oportunidade de ouvir tempestivamente a mensagem da salvação. Oh, quão grande é a paciência de Deus com o pecador! Quão insondável é o seu amor!

Em segundo lugar, Deus jura por si mesmo que é a favor de sua conversão. A expressão “tão certo como eu vivo” é um juramento. Deus não tendo ninguém maior do que ele mesmo para jurar, jura por si mesmo, que não tem prazer na morte do perverso, antes que ele se converta e viva. Deus empenha seu nome e sua honra para garantir que seu prazer é na conversão do pecador e não em sua condenação.

Em terceiro lugar, Deus apela a você para que se converta. A ordem divina é enfática: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos…”. O Senhor é enfático em seu apelo. Há aqui a urgência de Deus e a eloquência dos céus. É um clamor que emana do próprio Deus, convocando os pecadores ao arrependimento, à conversão. Certamente, sem conversão ninguém pode entrar no céu. Sem nascer da água e do Espírito ninguém pode entrar no reino de Deus.

Em quarto lugar, Deus aceita arrazoar com você sobre a urgência de sua conversão. Além de exortar o pecador a arrepender-se, Deus se dispõe a arrazoar com ele sobre a necessidade urgente de conversão. “… pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”. Deus está propondo a vida ou a morte e mostrando que a conversão é a única porta de escape da morte. Converter-se e viver ou não se converter e morrer. Sem conversão, sua religião é vã, sua fé é vã e sua esperança é vã. Sem conversão, a condenação é inevitável e inexorável. Assim como Deus adverte sobre a realidade do inferno para os não convertidos, Deus garante o céu para aqueles que se convertem.

No passado, os judeus disseram: “Não queremos que Jesus reine sobre nós”. Jesus disse: “Vós não quereis vir a mim para terdes vida”. E você, qual é a sua decisão. Hoje mesmo, você pode voltar-se para Deus, converter-se de seus maus caminhos e receber vida, a vida eterna.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima