Um homem com a mão direita mirrada entrou na sinagoga de Cafarnaum. Era sábado e Jesus estava presente. Esse homem com sua deficiência física, incógnito, esgueirava-se no meio do povo, quando Jesus lhe deu uma ordem: “Levanta-te”. Em seguida, disse: “Vem para o meio”. Quando o homem chegou à frente com sua mão ressequida, Jesus lhe ordenou: “Estenda a tua mão”. Ao estender a mão, sob a ordem de Jesus, milagre imediatamente aconteceu, de forma plena e imediata. Esse milagre de Jesus enseja-nos três lições importantes:
Em primeiro lugar, para experimentarmos o milagre de Jesus precisamos parar de nos esconder. Aquele homem precisava se levantar no meio da multidão para todos verem que ele tinha um mão seca, um braço mirrado, uma deformidade física. Não resolvemos nossos traumas e dores nos escondendo. À semelhança de Naamã, precisamos tirar nossa armadura e revelar quem somos. Ocultar nossa verdadeira identidade só agrava nossa doença. Esgueirarmo-nos no meio da multidão e ficarmos incógnitos só aumenta ainda mais nosso sofrimento. Quando Jesus ordena esse o homem a levantar-se, está lhe mostrando que o primeiro passo para a cura é o reconhecimento da doença. O primeiro passo para a salvação é reconhecer o pecado. O primeiro passo para a restauração é admitir que temos deformidades.
Em segundo lugar, para experimentarmos o milagre precisamos caminhar na direção de Jesus. Jesus não apenas ordenou ao homem a levantar-se, mas, também, chamou-o a sair de seu lugar e vir para o meio. A cura acontece quando caminhamos na direção de Jesus, sob a ordem de Jesus. Há muitos que têm medo de expor seus problemas. Há outros que preferem continuar como estão porque têm vergonha de revelar suas deformidades. Há ainda aqueles que pensam que não cura para suas doenças. Jesus ordena ao homem a caminhar em sua direção. A sair de seu lugar. A romper com os temores. É enfrentar seus traumas. A dar um passo de fé.
Em terceiro lugar, para experimentarmos o milagre precisamos obedecer à ordem de Jesus. Jesus ordenou ao homem: “Estenda a tua mão”. Aquilo que o homem queria e não podia fazer, agora, sob a ordem de Jesus, o milagre acontece. O mesmo Jesus que dá a ordem, dá também, o poder para que a ordem se cumpra. Em Jerusalém, Jesus ordenou ao paralítico de Betesda, acamado a trinta e oito para se levantar, ele se pôs de pé. Em Betânia, Jesus ordenou a Lázaro, sepultado a quatro dias para sair da sepultura, ele saiu das garras da morte e ressuscitou. Ordem de Jesus e a realidade são a mesma coisa. Ele pode tudo quanto ele quer. Para Jesus não há doença incurável, vida irrecuperável, problema insolúvel. O homem da mão ressequida, estendeu a mão e imediatamente sua mão direita ficou sã.
Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Você, também, precisa de um milagre? Então, levante-se, venha para o meio, estenda a sua mão e o extraordinário brotará sem detença.
Rev. Hernandes Dias Lopes