Cada Dia

28 de Março de 2015

TRÊS FILOSOFIAS DE VIDA


“Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele”
Lc 10.33


A parábola do bom samaritano expressa três filosofias de vida. A primeira delas é a dos salteadores que saquearam o homem que descia de Jerusalém para Jericó, deixando-o semimorto. Essa filosofia pode ser resumida assim: “O que é meu é meu; o que é seu deve ser meu também”. Essa é a filosofia da exploração e da opressão. A segunda filosofia é do sacerdote e do levita, que viram o homem ferido à beira do caminho, mas passaram de largo. Essa filosofia pode ser resumida como segue: “O que é meu é meu; o que é seu é seu. Cada um por si e Deus por todos”. Essa é a filosofia da indiferença e da omissão.

A terceira filosofia é a do samaritano, que viu o homem ferido, passou-lhe perto, compadeceu-se dele e pensou nas suas feridas, aplicando-lhes óleo e vinho; depois, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Essa filosofia pode ser resumida assim: “O que é seu é seu; mas o que é meu pode ser seu também”. Essa é a filosofia do altruísmo e do amor ao próximo.

Que filosofia de vida você tem adotado em sua vida? Como você vê seu próximo: alguém a ser explorado ou a ser servido? Como você tem agido? Com violência, indiferença ou compaixão? Nós não somos aquilo que sentimos nem o que falamos; somos aquilo que fazemos.

Referência para leitura: Lucas 10.25-37